Blog categories

Comments

O Futuro da Mobilidade Urbana

O Futuro da Mobilidade Urbana

O Futuro da Mobilidade Urbana

A tecnologia promete revolucionar os transportes e a mobilidade urbana. A integração  de sistemas e soluções tem sido a maior tendência do mercado, assim como a captação de dados e sua transformação em informação relevante. As empresas voltadas para o setor desenvolvem produtos que ajudam a planejar o transporte e tráfego, tornando as cidades mais inteligentes e amigáveis.

Estão surgindo novas versões de controladores semafóricos, desenvolvidos para serem um hub para integração com outras tecnologias voltadas para a área da mobilidade urbana. Com o controle efetivo dos semáforos, é possível fazer um planejamento mais detalhado do sistema de trânsito e transportes permitindo maior fluidez no tráfego. Assim, as ondas verdes podem ser programadas e conectadas a sensores de laços físicos ou virtuais e os controladores semafóricos podem operar no modo adaptativo, que seria o controle automático das parametrizações semafóricas em função da contagem e ocupação das vias.

A sociedade atual gera um volume enorme de dados não estruturados, sendo que o mesmo ocorre com os sistemas de transporte. Para transformar todos esses dados em informação útil, que possa ser usada no planejamento das cidades, a inteligência artificial se tornou uma alternativa viável. A IBM desenvolveu o Watson, um sistema cognitivo que possibilita uma parceria entre pessoas e computadores.

Fonte:

Anuário do Ônibus e da Mobilidade Urbana 2017

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

div#stuning-header .dfd-stuning-header-bg-container {background-image: url(http://fretar.com.br/wp-content/uploads/2017/06/background-paginas-titulo-fretar-logistica-fortaleza.jpg);background-color: #ffffff;background-size: initial;background-position: top center;background-attachment: initial;background-repeat: initial;}#stuning-header div.page-title-inner {min-height: 145px;}